motivação para emagrecer
Motivação Para Emagrecer – Segredos Para Usar E Conquistar o Corpo Desejado!
fevereiro 8, 2017
alimentos ricos em carboidratos
Alimentos Ricos em Carboidratos: Amigos ou Vilões para Quem Deseja Emagrecer?
fevereiro 15, 2017
batata doce engorda

Batata doce engorda ou emagrece? Afinal, o alimento é queridinho pelos frequentadores de academia, atletas e todos aqueles que aspiram um corpo mais sarado e definido.

Além disso, existem muitas informações controversas quanto ao assunto. Alguns dizem que a batata doce engorda, outros dizem que ela emagrece. Fique tranquila porque neste artigo falaremos sobre:

  1. Por que consumir batata doce?
  2. Quais as melhores formas de preparar a batata doce?
  3. Quais os melhores benefícios?
  4. Afinal, batata doce engorda ou emagrece?

 

batata doce engorda

Por que consumir batata doce?

Existe uma razão para que a batata doce seja o queridinho das academias e que muitos perguntem “batata doce engorda?”, “batata doce emagrece?” – sendo alvo de diversas discussões.

De fato, ela possui carboidratos de baixo índice glicêmico. São carboidratos do bem, assim por dizer. Dessa forma, ela não ativa picos de insulina bloqueando a saída das células de gordura do nosso corpo. Possui também alto teor de fibras insolúveis, sendo rica em amido resistente. Por isso ela é tão saciante. Além disso, a batata doce possui poucas proteínas e gorduras. Todas estas qualidades fazem da batata doce uma aliada das dietas para perda de peso e ganho de massa muscular, sendo considerada o alimento dos atletas.

Muita gente diz que a batata doce engorda, mas esquece de outros benefícios que são muito importantes. Por exemplo, ela possui elevado teor das vitaminas A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, essenciais para pele e para a formação do colágeno. Algumas variedades, como a batata-roxa, possuem elevadas quantidades de antocianinas, que possuem ação antioxidante.

Embora uma batata doce contenha apenas cerca de 112 calorias, nenhuma delas de gordura, ela tem 2 gramas de proteína e mais de 100% da sua quantidade diária recomendada de vitamina A, um nutriente que ajuda seus olhos, ossos e sistema imune a ficarem saudáveis.

batata doce engorda

Quais as Melhores Formas de Preparar a Batata Doce?

A batata pode combinar com muitos pratos como com carnes, ao fazer carne de panela, por exemplo. Pode ser cozida e usada como substituto ideal do pão uma vez que, sendo carboidrato complexo, libera energia aos poucos…É ideal para pré-treinos. Também podem ser adicionadas no preparo de feijão com legumes. O consumo desse tubérculo pode ser combinado com canela, mel e noz-moscada. Pode ser consumida cozida, grelhada, assada (inclusive na forma de chips), como acompanhamento para peixes e carnes, na forma de purês, em receitas de bolos, pudins, tortas e doces. Para extrair o máximo de seus benefícios é importante cozinhar a batata doce com a casca.

Experimente prepará-la:

  • Assada (seu índice glicêmico pode aumentar nessa forma de preparo);
  • Como purê podendo perfeitamente substituir o arroz ou outra fonte de carboidrato em suas refeições principais;
  • Cozida;
  • Grelhada;
  • Em sopas;
  • Chips;
  • Misturada as saladas;
  • Como petiscos para deixar seu lanche da tarde mais saudável.

batata doce engorda

Quais os maiores benefícios da batata doce?

A batata doce possui excelentes benefícios para a saúde, tais como:

  • É uma excelente opção para compor o cardápio do diabético por ter baixo índice glicêmico mantendo os níveis de glicose estáveis;
  •  Contém vitamina A, C e E, que combatem a ação dos radicais livres. Com isso tem-se como resultado uma pele jovem, saudável e muito mais disposição para as atividades do dia-a-dia;
  • Contém vitaminas do complexo B que aceleram o metabolismo e também são essenciais para o bom desenvolvimento do sistema nervoso, muscular, sistema imunológico e para manter a saúde da pele;
  • Contém vitamina D, essencial para a adequada absorção do cálcio, fortalecimento dos ossos e dentes e fortalecer o sistema imunológico;
  • É fonte de magnésio e potássio, importantes para o relaxamento muscular, o controle da pressão arterial e do estresse.
  • Rica em ferro, fazendo com que você ganhe um reforço extra para o sistema imunológico e se previna de doenças como anemia, garantindo mais vitalidade!
  • É fonte de fibras que são responsáveis por darem mais saciedade, melhorarem o funcionamento intestinal ajudando a eliminar as toxinas do corpo;
  • Contém Ômega 3 a gordura do bem que previne a formação de placas de gordura nas artérias mantendo a sua saúde cardiovascular, com ação anti-inflamatória contribuindo para a eliminação das gorduras em excesso;
  • Estudos comprovam que por ser rica em betacaroteno este alimento ajuda na prevenção do câncer como o câncer de mama, útero e ovário. E mais! De acordo com os estudos o consumo dela auxilia na diminuição dos sintomas da pré e pós menopausa.

batata doce engorda

Afinal de contas, batata doce engorda ou emagrece?

É importante salientar que apesar de possuir fibras insolúveis e fornecer saciedade, consumida em excesso, batata doce engorda SIM! Ela é uma boa estratégia aliada aos seus treinos de musculação e de alta intensidade!

Não devemos esquecer que, pelo fato de ser um carboidrato, a batata doce engorda, uma vez que é metabolizada como açucar no sangue, ativando o hormônio insulina, mesmo que aos poucos. Aqui, moderação é a palavra chave!

Nem é preciso dizer que a batata doce engorda muito quando adicionamos açúcar ou caldas variadas ou doces. Para os praticantes de um estilo de vida de baixo carboidrato, nem pensar em consumir batata doce!

Então, fique atenta!

batata doce engorda

Recapitulando…

A batata doce traz bons benefícios para quem deseja emagrecer, especialmente para aquelas pessoas que praticam atividade física e objetivam o ganho de massa. Como vimos, possui boa quantidade de fibras insolúveis, amidos resistentes, sendo um alimento amigo de quem quer emagrecer, graças a saciedade que ele fornece.

Além disso, ela possui vitaminas e outros nutrientes que atuam no metabolismo, nos ossos, na pele, na prevenção de doenças, no controle do estresse, enfim… Uma série de benefícios adicionais!

Pode ser preparada de várias maneiras, sendo uma opção natural e mais saudável, por exemplo, do que o pão em um lanche da tarde. E você pode usar a sua criatividade para inventar novos lanches sempre que desejar!

Todavia, todo carboidrato é metabolizado como açúcar no sangue, estimulando o hormônio da insulina, tradicionalmente conhecido como “hormônio que engorda”. Mesmo que estimulando aos poucos, este estímulo não deixa de acontecer, o que pode contribuir com o aumento de peso, especialmente em pessoas sedentárias ou para aquelas que consomem o alimento em excesso. Além de ser um tubérculo, essa é a razão pela qual muitos dos praticantes de um estilo de vida de baixo carboidrato (ou low carb) ou paleo não adotam em seus planos alimentares.

Se você gostou deste conteúdo, por favor, deixe seu comentário ou sugestão. Adoro ler comentários e, com certeza, o seu poderá me ajudar a elaborar conteúdos cada vez melhores e personalizados!

Se você quiser se livrar do incômodo causado pelo excesso de gordurinhas, parar de ver o ponteiro da balança apenas subir e perder roupas, nunca mais tomar suplementos e remédios para emagrecer…

Se você está cansada de dar murros em ponta de faca e se você está realmente séria em emagrecer de vez…

E se você quer se sentir mais feliz, ser elogiada por onde passar, com mais saúde, qualidade de vida e disposição, podendo ir para qualquer lugar sendo a mais comentada pela sua transformação de vida e conquista do seu corpo desejado…

A boa notícia é que você pode experimentar ter um coach e uma comunidade de apoio por apenas uma taxa simbólica de adesão de R$1!

Ative sua conta agora!

Te vejo do outro lado, dentro da nossa comunidade!

Um grande abraço,

Saudações,

Robson Rachid

 

 

robsonrachid on Emailrobsonrachid on Facebookrobsonrachid on Linkedinrobsonrachid on Youtube
robsonrachid
Coach de Emagrecimento

Robson Rachid é funcionário público, coach formado pela Associação Brasileira de Coaching, atualizado com técnicas de Programação Neurolinguística aplicadas ao emagrecimento, apaixonado pelos assuntos de motivação, ensino, bem estar, dietas e definição corporal. Sua história inclui um fantástico emagrecimento de 28 Kg! Desde então compartilha e vem motivando e ensinando homens e mulheres a conquistarem seus objetivos através de uma rota de sucesso capaz de fazer que qualquer coisa desejada aconteça em um prazo real estipulado!

robsonrachid
robsonrachid

Robson Rachid é funcionário público, coach formado pela Associação Brasileira de Coaching, atualizado com técnicas de Programação Neurolinguística aplicadas ao emagrecimento, apaixonado pelos assuntos de motivação, ensino, bem estar, dietas e definição corporal. Sua história inclui um fantástico emagrecimento de 28 Kg! Desde então compartilha e vem motivando e ensinando homens e mulheres a conquistarem seus objetivos através de uma rota de sucesso capaz de fazer que qualquer coisa desejada aconteça em um prazo real estipulado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!